Bandeira de São João/Acorda Povo da Várzea
Celebração
“Aqui na Várzea a gente faz a brincadeira do Acorda Povo com a junção da bandeira de São João, então temos, Bandeira de São João Acorda Povo da Várzea.”
-
Maria Antonieta

O "Acorda povo Bandeira de São João da Várzea" é uma celebração folclórica que ocorre há 30 anos no bairro da Várzea em Recife, Pernambuco. Essa festa popular segue um ritual iniciado com uma procissão saindo da "casa capela", local de concentração do folguedo. A cada ano, um integrante é escolhido para sediar a casa capela, de onde a bandeira é conduzida. Como não há sede fixa, os moradores da residência e entusiastas do evento são os responsáveis pela organização do cortejo, que ocorre na véspera do dia de São João Batista, 23 de junho. Durante a festa, os participantes se unem para celebrar a cultura local e homenagear São João Batista. A procissão é um momento de devoção religiosa, com a bandeira sendo carregada pelas ruas do bairro, seguida por dançarinos, músicos e demais membros do folguedo. Durante o cortejo, entoam-se cantos tradicionais nordestinos como coco, ciranda e maracatu, com música executada por instrumentos típicos como zabumba, sanfona e pandeiro, criando um ambiente festivo e animado.
Há 30 anos, o Acorda Povo da Várzea mantém viva a tradição, encantando o bairro da Várzea com seu festejo. Esse folguedo segue fielmente todo um ritual, desde o início até a saída da famosa "Bandeira de São João". A bandeira chama a atenção pelas suas cores vermelha e branca, simbolizando o sincretismo religioso ao saudar São João Batista, ao mesmo tempo em que faz referência ao Orixá cultuado pelas religiões afrobrasileiras, o Deus da justiça, Ṣàngó (Xangô). Durante o cortejo, o Acorda Povo se transforma em uma verdadeira festa, com um exuberante desfile pelas ruas do bairro, atraindo a atenção dos transeuntes e reunindo outras pessoas ao longo do percurso. A alegria e a animação contagia a todos, e a festa só acaba quando os dançantes "esfriam". A procissão se concentra em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário, formando uma enorme roda de ciranda e coco, destacando assim a diversidade cultural dos ritmos nordestinos. A ciranda e o coco são danças tradicionais da região, que expressam a riqueza e a beleza das tradições populares. O Acorda Povo da Várzea, continua encantando e inspirando os amantes do brinquedo, mantendo viva a essência das festas juninas e preservando a identidade cultural dessa região.
Relações e práticas envolvidas
O folguedo popular Acorda Povo é organizado e realizado especialmente por toda a comunidade do bairro, estabelecendo uma relação única entre o folguedo e os moradores do bairro da Várzea. Sendo assim, uma oportunidade para além da celebração, fazer com que os moradores do bairro se encontrem e se reúnam para fortalecer os laços comunitários. Além disso, durante o momento de encontro da celebração no dia 23 de junho, antes da saída do cortejo, todos se reúnem na casa capela, confraternizando com celebração aos santos, cantando e dançando as músicas tradicionais do folguedo e também servem pratos típicos das festas juninas. Há 30 anos, o Acorda Povo da Várzea mantém viva a tradição, encantando o bairro da Várzea com seu festejo. Esse folguedo segue fielmente todo um ritual, desde o início até a saída da famosa "Bandeira de São João". A bandeira chama a atenção pelas suas cores vermelha e branca, simbolizando o sincretismo religioso ao saudar São João Batista, ao mesmo tempo em que faz referência ao Orixá cultuado pelas religiões afrobrasileiras, o Deus da justiça, Ṣàngó (Xangô). Durante o cortejo, o Acorda Povo se transforma em uma verdadeira festa, com um exuberante desfile pelas ruas do bairro, atraindo a atenção dos transeuntes e reunindo outras pessoas ao longo do percurso. A alegria e a animação contagia a todos, e a festa só acaba quando os dançantes "esfriam". A procissão se concentra em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário, formando uma enorme roda de ciranda e coco, destacando assim a diversidade cultural dos ritmos nordestinos. A ciranda e o coco são danças tradicionais da região, que expressam a riqueza e a beleza das tradições populares. O Acorda Povo da Várzea, continua encantando e inspirando os amantes do brinquedo, mantendo viva a essência das festas juninas e preservando a identidade cultural dessa região.
Pessoas envolvidas e função social do bem
Os coordenadores Maria Antonieta e o professor Cristiano Lima desempenham um papel crucial na organização e direção do “Acorda Povo”, nas mídias sociais, Francisco Ferreira e Fátima Fusca realizam uma importante tarefa, na divulgação do folguedo, e a organização dos ensaios das músicas que serão cantadas durante o cortejo, ficam por conta de Maria Clara. Através da expressão artística e cultural transmitida através da feitura do folguedo, desempenhasse um papel vital na preservação e transmissão das tradições culturais do bairro da Várzea. Além disso, o folguedo promove entretenimento e interação social dentro da comunidade, fortalecendo os laços entre os moradores e proporcionando momentos de alegria e celebração.

Saiba mais
O Folguedo Acorda Povo realiza um magnífico trabalho de disseminação da cultura de folguedos no bairro da Várzea. Suas atividades incluem intervenções nas escolas, proporcionando uma vivência participativa do folguedo em sala de aula, promovendo assim o aprendizado da cultura popular. Além disso, o grupo também participa de eventos públicos e privados mediante convite.
Contato











