Capoeira São Salomão
Foma de Expressão
“Como capoeirista a gente vive o mundo e o mundo está dentro da gente ”
-

Em 1997 foi fundado o Centro de Capoeira São Salomão, no bairro do Pina, na Galeria Joana D’arc. Zona Sul do Recife/PE, onde era desenvolvido um trabalho junto com as crianças e adolescentes do bairro, sendo a Capoeira uma ferramenta de educação e cidadania, em articulação com as escolas municipais do bairro. Em 2013, veio sediar no bairro da Várzea, na Rua Amaro Gomes Poroca, Nª267. Atualmente, há Centro de Capoeira São Salomão em diversos lugares do mundo, países como a Itália, na cidade de Roma, Trento, entre outras, recentemente desenvolvido na França, na cidade de Marselha, sendo os alunos multiplicadores dos aprendizados que construíram no Centro de Capoeira São Salomão.
Relações e práticas envolvidas
O Centro de Capoeira São Salomão tem uma relação com a Várzea antes mesmo de sediar no bairro. Mestra Bel e o Mestre Mago, que são responsáveis legais pelo espaço, a Capoeira já fortalecia esse vínculo com o bairro através de professores que eram da Várzea, como por exemplo, Mestre Curisco, nascido e criado no bairro da Várzea, um grande capoeirista brasileiro, multiplicador de saberes e conhecimentos da Capoeira. O Barracão da Capoeira, onde acontecem as aulas, também é um espaço para shows, encontros de professores e alunos de universidades. Há uma série de atividades, regulares e eventuais durante o ano, na capoeira, é realizado 5 ( cinco) eventos sendo encontros de extrema importância para a história da Capoeira, sendo eles, O Encontro Feminino de Capoeira, que tem aprendido a educar a comunidade capoeirista as questões de gênero, sendo um trabalho pioneiro no estado de Pernambuco, e com lançamento do primeiro livro publicado por vozes e fala de mestras, chamado “A Mulher entrou na roda: Olhares femininos sobre a Capoeira de Pernambuco”. Encontro de Capoeira Angola e Encontro de Capoeira Regional, em que são encontros de reunir os saberes de mestres e mestras para ampliar os saberes e os grupos, o Festival Infantil de Capoeira, e no fim de ano tem o encerramento com a celebração do batizado e a troca de graduação, que acontece dentro da formação como capoeirista. Os treinos acontecem todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, nas segundas e quartas-feiras o treino é às 10h30 e às 19h30, nas terças e quintas-feiras, treino para crianças, das 17h50 às 18h40 e 18h30 às 20h com jovens e adultos, nas sextas-feiras às 19h tem o treino e a roda semanal, uma cerimônia realizada há mais de 30 anos.
Pessoas envolvidas e função social do bem
O Centro de Capoeira São Salomão tem diversas pessoas envolvidas, o Mestre Mago responde legalmente pelo Centro, e Bel sendo a vice-presidenta, mas tem um corpo de diversas pessoas parceiras, pessoas que trabalham na contabilidade, gestão, e realização das atividades, a sustentabilidade do Centro é através da economia criativa, tendo diversos espaços como o Barracão da Capoeira, o espaço de albergue, e o Café. A perspectiva do uso da Capoeira é a sua potencialidade como elemento de educação e cidadania, mas para além disso também, a capoeira é uma prática de reunir pessoas, fortalecer os vínculos, tendo um aspecto terapêutico, de compartilhamento de vivências, de escuta e diversão. A capoeira resiste de uma forma lúdica e leve, ganhando assim mais potência. Aos jovens que frequentam a capoeira e são estudantes, o Centro São Salomão incentiva a permanência dos mesmos no ensino regular. O Centro de Capoeira São Salomão tem também um trabalho de articulação fazendo parcerias com outros artistas, brincantes, de outras áreas das artes, fortalecendo assim a Capoeira e a cultura em geral.

Saiba mais
Contato






