top of page

Escola João Pernambucano

Lugar

“Na época a gente tinha o quê, 18, 19 anos, a gente sonhava com espaço de cultura na Várzea, e a gente chamava de Centro Cultural da Várzea, a escola já estava nos sonhos da gente,.... já tinha essa perspectiva de ter um Centro de cultura na Várzea”

-
França

A Escola Municipal de Arte João Pernambuco se consolidou em meio à muita resistência e organização coletiva e comunitária, em que foi construída e criada pela comunidade, sendo uma estrutura importante para encontros, reuniões, formações da comunidade, para além do ensino da arte.

Relações e práticas envolvidas

A Escola Municipal de Arte João Pernambuco é uma entidade governamental, sendo colocada como Escola Profissionalizante, em que a prefeitura da cidade do Recife não tem responsabilidade financeira direta à esse ensino, sendo a capitalização de recursos e de profissionais, um obstáculo enfrentado pela escola. É indispensável a participação da comunidade nesse espaço, se fazendo urgente se apropriar desse patrimônio para fazer as devidas cobranças à Prefeitura, sendo uma escola profissionalizante que está ligada a conhecimentos históricos, técnicas, fazendo parte do cotidiano das pessoas.

Pessoas envolvidas e função social do bem

São muitos envolvidos desde o início, como Fátima, Vera, Lenira, quem escreveu o  Projeto de Apoio em atendimento ao Menor Idoso, Pedro Martins, entre outras pessoas, e em momentos de tensões e de resistência, a comunidade se reunia para o fortalecimento e pela luta da permanência da Escola, como a Liga de dominós, as Associações de Moradores da Várzea, clube de futebol e diversas outras organizações. Atualmente há pessoas que ainda estão nessa resistência, como Luiz de França, Elizama Messias, em que muito contribuiu e contribui com a articulação da escola com a comunidade,  Givaldo Tenório, Tatiane, Fred Nascimento, entre outros nomes importantes para a (r)existência da Escola. Uma das função social da escola é democratizar o ensino da arte, tendo em vista a diversidade e complexidade de cada área, respeitando os processos criativos de cada grupo e aprimorando os conhecimentos, resguardando a identidade dos envolvidos.

Saiba mais

A Escola oferece aulas gratuitas de teatro, existindo dois encontros ao longo do ano que se chama “ A Porta Aberta”, todo final de semestre existe uma produção dos alunos da escola, ocupando outros espaços dentro e fora da comunidade, aula de música, dança popular, desenho e pintura, artes visuais e canto. A Escola Municipal de Arte João Pernambuco fica localizada na Rua Barão de Muribeca, nº 116, Várzea/Recife-PE.

bottom of page