Feira da Sulanca
Lugar
“A gente está aqui há mais de 30 anos, e acho que a gente faz parte do bairro, movimentamos tanto culturalmente, como também a economia do bairro"
-
Weiny Ribeiro

Há mais de três décadas, a Feira da Sulanca do bairro da Várzea, situada em Recife-PE, tem sido uma presença marcante e tradicional todas as quintas-feiras. Reconhecida pela ampla oferta de produtos têxteis e vestuários, a feira é composta por uma diversidade de barracas que encantam os visitantes e oferecem produtos advindos de diversos lugares do estado de Pernambuco, inclusive dos pólos de Caruaru-PE, Santa Cruz do Capibaribe-PE e Toritama-PE. Ao longo de sua trajetória no bairro, ela tem sido um ponto de encontro não apenas para os comerciantes da Várzea, mas também para aqueles vindos de bairros circunvizinhos. Situada na movimentada Av. Afonso Olindense, próximo a Praça da Pinto Damásio (Praça da Várzea), a feira acontece semanalmente e tem como propósito oferecer aos frequentadores uma grande variedade de opções, aliada a preços acessíveis. Com o passar dos anos, a Feira da Sulanca da Várzea conquistou seu lugar como um espaço de referência para compras, negociações e interações sociais e econômicas, sendo reconhecida como uma das maiores e mais tradicionais feiras da sulanca em toda a cidade de Recife.
A Feira é realizada todas as quintas-feiras, das 7h às 21h, oferecendo uma ampla variedade de produtos, incluindo roupas, calçados, acessórios, artigos para cama, mesa e banho, lanches e acessórios eletrônicos. Os períodos festivos, como Carnaval, São João, Natal e ao longo das festas locais, são especialmente importantes. A Feira é conhecida por oferecer produtos com preços acessíveis para toda a comunidade que a frequenta, além de ser um local para compra e venda, a Feira da Sulanca é um ponto de encontro importante para comerciantes em busca de oportunidades de negócios, estabelecimento de parcerias comerciais e ampliação de suas redes de contatos. A feira desempenha um papel significativo no desenvolvimento econômico do bairro, gerando renda local para a comunidade. A Feira também possui uma relação afetiva forte com o bairro e seus frequentadores, estando associada a costumes e práticas locais, fortalecendo a identidade cultural do bairro, proporcionando um ambiente acolhedor tanto para os comerciantes quanto para os frequentadores. É reconhecida como um espaço onde as pessoas se sentem pertencentes e onde a comunidade se reúne para a compra e venda, bem como, compartilhar suas experiências.
Relações e práticas envolvidas
As relações e práticas envolvidas na Feira da Sulanca da Várzea são marcadas por uma interação direta entre comerciantes e clientes, onde amizades são formadas e a confiança é estabelecida. É interessante observar que nem todos os comerciantes e clientes são moradores do bairro, o que enriquece ainda mais a diversidade e o intercâmbio cultural presente no espaço. O organizador da feira Weiny, mesmo residindo em outro bairro, escolheu propositivamente a Várzea como local para sediar o evento devido ao seu ambiente que promove a diversidade cultural e incentiva as boas relações entre as pessoas. Vale ressaltar que a tradição da Feira da Sulanca da Várzea é transmitida de geração em geração. O fundador e primeiro organizador do evento era Antônio José Ribeiro Cabral, pai do atual organizador, o que confere à feira um valor sentimental e um vínculo familiar profundo. Essa transmissão de responsabilidade e conhecimento, de pai para filho, contribui para a preservação da história e tradição que a feira carrega consigo. Dessa forma, as relações e práticas estabelecidas na Feira da Sulanca da Várzea vão além do comércio, abraçando valores como amizade, confiança, herança familiar e intercâmbio cultural.
Pessoas envolvidas e função social do bem
São várias as pessoas envolvidas na Feira da Sulanca da Várzea, desde os comerciantes até os seus frequentadores. Ambos proporcionam à feira o estímulo à economia local, valorização da cultura, interação e sociabilidade. O nome do organizador é Weiny, ele assumiu a coordenação da feira após o falecimento de seu pai, e está lá até hoje. Uma das principais funções da feira, é promover a geração de renda para o bairro, através de produtos com preços acessíveis, possibilitando que todos possam consumir.

Saiba mais
Os serviços prestados na Feira são os mais diversos, desde a comercialização de roupas, que é o carro chefe da feira, até a comercialização, de calçados, acessórios, artigos para cama, mesa e banho, lanches e acessórios eletrônicos. A feira funciona todas as quintas-feiras, das 7hrs às 21hrs, no bairro da Várzea, na Av. Afonso Olindense.
Contato
(81) 98622-3827





















