MAAC - Movimento Ambiental Artístico e Cultural
Saberes
“O MAAC vem fazendo articulação na comunidade para a gente poder tá vivendo mais essa questão do verde, da natureza, que tá em torno do nosso bairro”
-

O Movimento de Articulação Ambiental e Cultural (MAAC) surgiu em 2003, como uma ferramenta para fortalecer a relação da comunidade da Ur 7-Várzea, mais conhecida como “ A Várzea de cima”, com a Mata, unindo os vínculos. Tendo como objetivo a preservação e a convivência da comunidade na Mata Da Várzea. Os encontros acontecem no Bosque da Mata, na Rua do Vale do Siriji, em frente à antiga sede do movimento. É uma organização não-governamental construída por moradores e moradoras voluntárias do bairro, com o propósito de cuidar da comunidade, e construir uma sociedade democrática e sustentável, preservando a terra, a mata e água, às futuras gerações, através de ações ecológicas.
Relações e práticas envolvidas
O MAAC em articulação com as escolas municipais, facilita que as crianças e adolescentes a partir de atividade de campo, aprendam sobre educação ambiental por meio de plantio de árvores nativas, assim como sobre solidariedade, e trabalho coletivo, contribuindo para um futuro mais verde em nosso bairro. Essas práticas em articulação também com a comunidade, vem transformando o Bosque da Mata em uma área de convivência e de lazer, tendo um campo para jogar bola, um espaço para as pessoas praticarem a caminhada, e de convivência. Ao longo do ano acontece a Trilha de observação, a Trilha até a Oficina de Francisco Brennand, que fica localizada na Ur7-Várzea.</p>
Pessoas envolvidas e função social do bem
O MAAC é construído pela comunidade, voluntários, grupos culturais e todos que de forma direta ou indiretamente contribui para a preservação e o cuidado com a mata. A função do MAAC para e na comunidade é de conscientização, transformação social, e preservação da reserva da mata atlântica existente no bairro a partir de práticas educativas e culturais.

Saiba mais
Contato








