Mata da Várzea
Lugar
“É um patrimônio cultural, um patrimônio vivo, tem que se dizer que é um patrimônio realmente vivo, enquanto ele tiver nessa perspectiva de cuidado e a gente ter esse olhar para a natureza, que tá viva, é assim, é de grande importância, a gente não pode mencionar o tamanho da importância de um ambiente desse, né?!"
-
Sena

A Mata da Várzea é um patrimônio vivo do bairro, uma parte da reserva da Mata Atlântica, há afluentes e nascentes do Rio Capibaribe, é preservada pela família Brennand, havendo uma certa restrição ao acesso da comunidade, mas que ainda assim, é ocupada pela mesma para o lazer, para a preservação e convivência, pesquisas e trilhas ecopedagógicas. É fonte de saúde e sobrevivência para o povo varzeano e para quem vem visitar, tendo diversos períodos, como o das frutas e das águas. A riqueza da mata atlântica e a diversidade de espécies que são encontradas nela.
Relações e práticas envolvidas
Na Mata da Várzea acontecem atividades de pesquisa, educação e lazer como, o circuito das água que são trilhas no período das chuvas para conhecer o percurso das águas na mata, desenvolvido pelo Movimento de Articulação Ambiental e Cultural (MAAC), ao longo do ano acontece a Trilha de observação, a Trilha até a Oficina de Francisco Brennand que fica localizado na UR 7-Várzea, conhecida como “A várzea de cima”. O grupo Boi da Mata também ocupa e preserva a mata com o festejo e cortejo, e as trilhas ecopedagógicas. A relação da comunidade com a mata é desde muito tempo, sendo um lugar de convivência para as famílias, assim como de sobrevivência, em que no antepassado, as pessoas tinham costumes de ir à mata pegar as frutas para comercializar e se alimentar.
Pessoas envolvidas e função social do bem
Ao longo do tempo, o MAAC, que existe há 20 anos, contribuiu e contribui com a articulação com outros grupos, voltada a essa questão ecopedagógica na comunidade do UR 7- Várzea, visando a valorização e o cuidado com a reserva da Mata Atlântica que tem no bairro da Várzea. Como também, o surgimento de outros grupos com o objetivo da ecopedagogia, visando a preservação e o conhecimento da Mata da Várzea, como por exemplo, o Boi da Mata, a organização não governamental Mais Social, Viver Mais, pessoas do Campo do Dudu, Brega E Chic, e Campo da Caixa D’água, são nomes que contribuem para essa preservação da Mata da Várzea. São uma das funções sociais da mata, a qualidade de vida de quem mora próximo à mata, com ar fresco, frutas, e banho de cachoeira.

Saiba mais
Além do lazer, a mata é a fonte de água potável, a bica, que abastece a população de forma gratuita, a área de convivência no bosque da Ur7-Várzea, que fica localizado na Rua Vale do Siriji, em que foi a partir da resistência da comunidade que esse local passou a ser uma área de convivência e que a luta ainda permanece para a manutenção e a melhora do local, como também o Paredão que foi do tempo da colonização, uma muralha histórica que tem dentro da mata. O pôr do sol, do morro que também está presente na mata, em que dá pra ver a cidade de São Lourenço até Recife, o ar puro de baixa temperatura, tendo um ecossistema que traz benefícios para a comunidade, a diversidade de frutas para a alimentação e comercialização. O Bosque da Ur 7-Várzea fica na Rua Vale do Siriji.









